20 outubro, 2013

ENGL-FRA-ÑOL

Entre muitas outras coisas, aquilo que se salienta mais nas minhas aventuras por cá é a língua. Nossa, misturo tudo. E apercebo-me que já não falo bem nem espanhol nem inglês. (Eu acho que é só nesta fase de aprendizagem de outra língua. Pelo menos espero).
Por exemplo, digo coisas como: "Je vais ask à les élèves...". E a prof. pergunta: "Tu vas demander?". Fico um pouco confusa e pergunto: "O que é que eu disse?"
Depois, conheço gente francesa, espanhola e italiana (toda a latinada, portanto) e isso ajuda-me porque posso sempre tirar alguma dúvida em espanhol ou ouvir italiano que percebo bem melhor do que francês.

Nas duas próximas semanas são vacances dos professores 1º ciclo em França. Vou ter tempo para descansar e também para preparar as aulas. Tema do projeto: Portugal. Muita coisa a dizer mas ao mesmo tempo nada porque eles não sabem português e eu sei muito mal francês. Vai ser bonito.

Na segunda semana (das férias) vou ter uma reunião Comenius em Paris. Excelente oportunidade para visitar a cidade. 
Com alojamento pago (em casa dos tios) e os dias todos por minha conta... ora venha de lá o dia 29.

O pessoal aqui é casa é excelente. É que não sei dar outro adjetivo. Estão sempre a oferecerem-se para me ajudar em algo, sempre a perguntar se preciso de alguma coisa, preocupam-se comigo, são divertidos, ...! Enfim, rio-me muito com eles. Ai se eu falasse francês como eles... Umas das minhas colegas de casa diz que é normal se eu me sentir frustada por querer dizer alguma coisa e não conseguir. Mas eu não me sinto assim. Se não sei dizer em francês, digo em espanhol ou inglês. O problema é que nos momentos em que há palhaçada cá em casa, aí sim, sinto que quero dizer certas expressões e não sei como se dizem ou o que se diz em francês. Bom, vou aprendendo com o tempo.

Várias pessoas disseram-me esta semana que o meu francês está muito melhor desde que cheguei: "Quando chegaste notava-se que tinhas muitas dificuldades em falar. Agora falas muito melhor." 
E eu fico toda contente por ouvir isso. A verdade é que também acho ('',)